10.12.06

Adeus Coimbra, até já Lisboa, bom dia Amesterdão, boa tarde Nova Iorque.

Estou sentado no melhor bar de Coimbra e sou alertado para partir. Confesso que há conversas de que valem mais que mil viagens. Amargura-me partir sem levar o meu melhor amigo. Mas há certas coisas que temos de ser nós a fazê-las sozinhos.
Sento-me no banco da frente do autocarro e com alguma ironia pergunto-me como vou passar estas duas horas sentado. Entretenho-me a mandar umas mensagens e à procura das minhas 80 músicas no mp3 enquanto chego a Lisboa.

Quanto faço o check-in, sou abafado por um grupo de asiáticos. Pergunto de onde são
–“China.”, foi a resposta. Não deixo de reparar nas suas malas Luis Vuittton (comunistas, pois então!?).
Já em Amesterdão enfrento a minha primeira grande concentração de etnias. Atrás de mim é o check in para o voo Kl 4103 com destino a Kuala Lumpur. Entrentanto, mais chineses a contrastar com a bela paisagem oferecida por um grupo de escandinavas. Tempo de caminhar pelo aeroporto. Esperam-me 8 horas sentado.

Chego vivo a terras do tio Sam. Deixo Amesterdão para aterrar em Nova Iorque.
Citando "Curiosa a clarividência dos nossos inquisidores quinhentistas: expulsam de Lisboa, na altura, a capital comercial do mundo, a comunidade judia. Que se muda para Amesterdão. Poucas décadas depois, a cidade holandesa torna-se, às custas de Lisboa, o principal empório comercial do mundo. Ainda algumas décadas mais tarde, essa mesma comunidade judia abandona Amesterdão para se establecer em Nova Amesterdão, hoje conhecida como Nova Iorque, a capital financeira do mundo…” fim de citação

4 comentários:

Anónimo disse...

Os resultados das acções dos homens iluminados pelo divino nunca deram bons resultados para a humanidade, e em especial para as pessoas e seus descendentes que viviam com os ditos iluminaddos.
De Nova Iorque aguardo mais posts.
Força!

Anónimo disse...

foi com espanto e engodo k vejo estas imagens lindíssimas e comtemporâneas dessa terra k tb é minha... parabéns e nunca desistas

Anónimo disse...

Gostei particularmente de "Entrentanto, mais chineses a contrastar com a bela paisagem oferecida por um grupo de escandinavas"... não sei porque foste para NY com um grupo de escandinavas a esvoaçar por Amesterdão. Lá está são voos srs. são voos...

Ana Tejim disse...

Toca o telefone... E zás... quando damos por nós estamos do outro lado do mundo... quem dera poder viajar assim... ao som de um toque de telefone!!