12.12.06

American Immigration Museum


A propósito do fenómeno migratório desloco-me ao American Immigration Museum. A minha curiosidade é, claro, encontrar vestígios da minha árvore genealógica.

Durante a visita encontro vários objectos pertencentes a portugueses. Passaportes, notas de dois escudos e cinquenta centavos (circulação de 22-12-1920 a 24-06-1929), roupa, e por ai fora. À Maria Luísa dos Açores, (1985, ano de chegada), pertencia um missal. Típico do catolicismo português da época. À Idalina de Jesus silva (1918) cabia um forro para a almofada. Entre o legado português, deixado na Ellis Island, encontra-se também uns livros pertencentes a Francisco de Albuquerque Silva (1919). “O Drama da Escravatura”, “Educação Cívica” e “O Meu Tio benjamim”, são alguns dos títulos que consegui descortinar. Este Albuquerque bem que podia ser um aristocrata insolvível pós república instaurada.

Voltando ao que em interessa, encontro o registo de José da Rosa Cação; 36 Anos de idade, casado e chegou aos E.U.A a bordo no navio Pátria em 1916. Ironia do destino ou não o José Cação é nativo da figueira da foz.


Será um ramo partido, e lançado às correntes do atlântico, da minha árvore genealógica?

1 comentário:

Anónimo disse...

"Viagem à roda do meu nome" é um livro de Alice Vieira. Será que tu, Jovem, também buscas essa identidade?! Vais encontrar...