14.3.07

Uma hora com Gonçalo Cadilhe


Ao longo da minha vida tenho conhecido pessoas que, de uma forma ou outra, vão participando na minha construção pessoal. Ontem tive a oportunidade de ver e ouvir uma pessoa que só conhecia através das suas letras, letras essas que me deram a oportunidade de viajar pelo mundo sem sair de casa.
O G.C tem a oportunidade de ser um vadio profissional. É pago para Viajar. Ao longo dos seus périplos pelo mundo, é através do jornal expresso, (revista Única), que nos chegam as suas crónicas de viagem. Ao longo dos últimos 15 anos o Gonçalo viajou certamente por mais de 100 países. Sem recorrer a meios aéreos, deu uma volta ao mundo, ao longo de dois anos, e atravessou o continente africano em 8 meses. Aos Hotéis e Resorts adjectiva-os de Guetos de Luxo. Prefere ficar alojado em pequenas pensões ou em casa de amigos que vai fazendo.

Ontem na livraria Almedina, no estádio cidade de Coimbra, o Gonçalo relatou a sua viagem por Africa, mostrando à plateia porque é que é ele que tem o Melhor emprego do mundo. Não ofuscando a sua condição social, (que ele não esconde), mostrou um sentido de Humanidade incrível, deixando-nos perceber o porquê dos amigos que vai fazendo e da felicidade que vai tendo ao longo das suas viagens. Ao longo da sua “prosa” fez questão de realçar várias vezes, que não há culturas melhores nem piores, mas sim diferentes.
Eu não vacilaria nem um bocadinho em abri-lhe a porta da minha casa. Deixou-nos também a ideia de que, quando lhe perguntamos qual é o país que ele gosta mais, que é o idêntico a perguntar-lhe se gosta mais do pai ou da mãe.

Em Maio, segundo o Gonçalo, vai dar mais uma volta ao mundo com objectivo de encontrar registos de um Grande Português… Qual será?
Recomendo os livros: Planisfério Pessoal e A lua Pode Esperar.
Estou ansioso para ler o Próximo… Está para breve.

3 comentários:

Manel disse...

O melhor emprego do mundo! Que raiva eu tenho de não passar a vida a fazer o que me dá na veneta, isto apesar de já fazer muito pouca coisa por obrigação.
Já tinha ouvido falar desse figueirense, mas tu me levas a ir ler o livro dele.

Tiago Cação disse...

Manel, Tens que começar a ler o Planisfério Pessoal só depois partes para a Luar Pode esperar...

Anónimo disse...

Mto lindo o teu blog... Pela tua descrição da tua estada com ao Gonçalo cadilhe,e por outra parte do teu blog suponho que vc ja leu o texto Inocencia perdida de conçalo cadilhe em que ele fala de uma viagem dele... Por favor se tiver esse txto, e se nao for de muito trabalho te peço para que me envie, pois perdi a revista q tinha, e esse texto foi uma das coisas mais lindas que ja li...
Abraços
PAZ
Meu email claudiocabralcv@hotmail.com
Aguardo a tua resposta